quinta-feira, 12 de julho de 2012

Como Manter Seu Computador Limpo


Um computador que seja mantido e cuidado de forma adequada irá lhe prover maior velocidade, tanto local (RAM) quanto no acesso à internet, independentemente do seu hardware e suas configurações.
A segunda lei da termodinâmica afirma que todos os sistemas se atrofiam (degridem) com o passar do tempo; porém, aqui vão algumas dicas sobre como adiar o inevitável.


Software / Disco Rígido

  • Limpe todo o lixo que tenha sido deixado de lado pelos navegadores. Para fazer isto, você pode utilizar o utilitário "Disk Cleanup", que vem incluído no Windows, ou pode efetuar o download de um aplicativo gratuito que faça o mesmo, como por exemplo o CCleaner. No Linux, você pode utilizar o Kleansweep ou o Bleachbit. Cookies e cache que são deixados pelos navegadores podem se acumular-se em gigabytes de espaço ocupado desnecessariamente, então é essencial que você os apague.

  • Procure e destrua os spywares e/ou vírus de seu computador. Existem diversas ferramentas disponíveis para fazer isto. O AVG Anti Vírus é uma boa opção. O site www.baixaki.com.br é um excelente local onde você poderá conseguir estas ferramentas legalmente.

  • Desfragmente o seu disco mensalmente para manter o seu computador rodando bem. O Windows XP inclue um utilitário para fazer isto, mas uma ferramenta chamada Magical Defrag também está disponível. Esta executa a desfragmentação de seu sistema enquanto o mesmo está inativo.

  • Desinstale programas que você não utilize mais e delete músicas que você não mais escute. Quanto mais espaço livre o seu computador possuir, mais rápido ele será. Você ficará surpreso com quanto espaço você conseguirá liberar e com o ganho de performance que o seu computador terá.

  • Utilize o comando msconfig no campo "executar" do menu Iniciar para abrir uma janela que lhe permitirá retirar aplicativos que você não usa da função de auto inicialização. Isto poderá aumentar a velocidade de inicialização e finalização de seu sistema notavelmente. O CCleaner também possui um recurso que lhe permite fazer a mesma coisa (Tools/Ferramentas -> Startup/Inicialização Automática).

  • Utilize o sistema de gerenciamento de discos de seu computador.

  1. Para o Windows, selecione Performance e Manutenção e, em seguida, escolha "Reorganizar items em seu disco rídigo..." e "Liberar espaço em seu disco rígido".
  2. Para o Mac, vá até Diretório de Aplicações, selecione o Diretório de Utilidades e execute o Utilitário de Disco.


Hardware / CPU

  • Sempre utilize o seu computador com um no-break, visto que isto irá ajudar a proteger o seu computador de descargas ou panes elétricas. Modems e linhas telefônicas, bem como redes e dispositivos categoria 5 ou 6, também precisam desta proteção, visto que eles podem e irão danificar sua placa de rede ou modem durante uma tempestade ou fortes descargas elétricas.

  • O seu computador pode ficar completamente empoeirado, dependendo de onde ele seja mantido. Abra-o, dependendo de quão suja seja a sua casa. Se sua casa não for tão suja, então cheque-o a cada 3 ou 4 meses, mas caso seja muito suja (sua casa), abra-o com mais frequência para checá-lo. Remova toda a poeira da parte inferior com um aspirador (ou tecido) e pulverize o restante com ar comprimido. Atente especialmente para o dissipador de calor do processador, bem como seu cooler (ventilador). Segure o cooler de seu processador antes de jogar a ventilação contra o mesmo para evitar que o mesmo gire e por consequência torne-se barulhento quando estiver utilizando a máquina. Pulverize também as entradas do cooler da fonte de alimentação. Uma vez que você já esteja com a tampa da máquina aberta, aproveite para reiniciar sua máquina e escutar como anda o som dos coolers que você possui. Certifique-se de que todos estejam funcionando e substitua-os sempre que necessário.

  • Cuidado ao conectar dispositivos USB, dispositivos de rede, caixas de som, etc. em seu computador. Portas como USB ou de rede (Ethernet) podem facilmente ser danificadas por descuidos na hora de colocação do acessório. Estes reparos podem custar alguns reais e estas portas são extremamente necessárias.

  • Diminua o clock de seu processador para conseguir maior longevidade.

Dicas

  • O site www.baixaki.com.br possui uma grande variedade de softwares gratuitos para manutenção de sua máquina.
  • Seja cauteloso ao desmarcar aplicações no msconfig. Se você não souber exatamente o que está fazendo, não é sugerido que desmarque nada visto que você poderá estar desabilitando algum processo do sistema crucial.
  • Se o processo de desinstalar um determinado software lhe parecer ineficiente, você pode remover o mesmo manualmente digitando "regedit" no campo "Executar" do menu Iniciar. Isto irá abrir oa janela de registros do Windows. Tenha MUITO cuidado quando você fizer isto, pois os registros do Windows lhe dão poderes irrestritos sobre partes sensíveis de seu computador. UTILIZE APENAS SE VOCÊ FOR UM PROFISSIONAL! DO CONTRÁRIO, NÃO MEXA NELE! Até mesmo um único registro deletado erroneamente poderá causar sérios problemas e, no pior dos cenários, o seu Windows poderá não iniciar mais.
  • Dê algum descanso ao seu computador desligando-o de vez em quando. Nâo é muita coisa deixálo ligado por um dia ou dois, mas lembre-se que quanto mais quente, maior será a desgaste de seus componentes. Dito isto...
    • Existem duas escolas de pensamento neste aspecto. Muitos preferem deixar o computador ligado. A expansão e contração térmica dos componentes pode também causar a falha por ciclo de alimentação. Em todo caso, basta desligar o monitor e configurar para que os seus discos rígidos entrem em estado de hibernação ou descanso após uma hora ou duas sem utilização, através do menu de economia de energia. Você também pode optar por entrar em standby ou modo de espera após uma hora sem uso. (Isto, em alguns casos, pode ocasionar um travamento do computador)
  • Tenha cuidado ao fazer overclock em seu computador. É divertido - mas, como dito anteriormente, irá aumentar a temperatura de sua placa mãe e IRÁ derreter o seu processador caso as precauções necessárias não sejam tomadas. Um exemplo destas precauções é um cooler maior para o seu processador bem como cases maiores com coolers de resfriamento.
  • Programas como o LimeWire, BearShare, Kazaa são todos grandes oportunidades para compartilhar informações, mas existem milhares de arquivos infectados com malwares, spywares ou trojans que podem infectar seu computador e infiltrar-se em suas informações e dados. Fique atento também para o potencial roubo de identidade. Não seja uma vítima.
  • Ao deletar arquivos, certifique-se de saber o que eles são de fato. Caso você acidentalmente delete algo importante, poderá causar um dano ainda maior.


Se você gostou desse tutorial você pode gostar também desse COMO LIMPAR UMA TELA TOUCH SCREEN e até o próximo tutorial. 

Fonte: wikiHow
Essa materia esta sob a Licença do Creative Commons.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Demóstenes é cassado!

O senador Demóstenes Torres (sem partido, ex-DEM-GO) foi cassado nesta quarta-feira (11) por quebra de decoro parlamentar e ficará inelegível até 2027. Ele é acusado de usar o mandato para favorecer o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Em votação secreta, 56 dos 80 senadores presentes votaram pela cassação, 19 foram contra e houve 5 abstenções. Com o resultado, Demóstenes se tornou osegundo senador cassado no Brasil; o outro foi Luiz Estevão, em 2000.

Para se confirmar a perda do cargo, aprovada anteriormente por unanimidade no Conselho de Ética e na Comissão de Constituição e Justiça, seriam necessários, no mínimo, 41 votos de senadores. O único senador ausente na sessão foi Clovis Fecury (DEM-MA), que está de licença desde o dia 6 de julho.

Com a cassação aprovada, Demóstenes Torres tem seus direitos políticos suspensos por oito anos a contar do fim do mandato parlamentar, que se encerraria em 2019. Com isso, Demóstenes só poderá voltar a disputar eleições a partir de 2027, quando tiver 66 anos.

O senador cassado foi acusado de quebra de decoro parlamentar por suspeita de ter utilizado seu mandato para auxiliar nos negócios do contraventor, preso pela Polícia Federal no fim de fevereiro durante a Operação Monte Carlo sob acusação de explorar jogos ilegais e corrupção. Poucos dias após a prisão, surgiram notícias do envolvimento de Carlinhos Cachoeira com Demóstenes Torres. 

Enfim a justiça começa a ser feita e, embora esta seja somente a ponta de um imenso iceberg, políticos corruptos como esse senhor - falo do Domóstenes - estão sendo punidos. Ainda falta muito a ser feito para que a nossa politica seja moralizada, mas, sem sombra de dúvidas, esse foi um importante passo para pôr-mos um fim no descaso que reina em Brasília. 
(Fonte: G1)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Concurso do magistério é homologado


A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) homologou o resultado final do concurso público para provimento de vagas do cargo de professor de educação básica do quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Educação. A portaria, assinada pelo secretário Oliveira Júnior, valida o resultado final e dá carta branca para que os aprovados sejam convocados e empossados.

O concurso está selecionando 1.700 professores da Rede Estadual de Ensino. Ao todo, 8.278 pessoas estão nas listas de aprovados, entre os que obtiveram colocação para assumir as vagas estipuladas e os excedentes.

"Tudo ocorreu conforme o planejado: as provas foram aplicadas com tranquilidade graças à organização e ao planejamento que investimos em cada detalhe do concurso. É fruto do trabalho extenso que vem acontecendo desde outubro do ano passado por parte da Comissão de Coordenação do Concurso Público para o Magistério, composta pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese)", define o secretário Oliveira Júnior.

O concurso se justifica pela necessidade de recrutamento de novos professores em face da aposentadoria de centenas de profissionais que já fazem parte da rede. Faz-se necessário também pela criação e inserção, nos últimos anos, de novos componentes curriculares nas matrizes de ensino que demandam a ampliação do quadro de docentes, em determinadas áreas de ensino.

Documentação

A gerente geral de Recrutamento e Movimentação de Servidores do Governo do Estado, Zélia Apostolo, orienta que os aprovados já comecem a separar a documentação da convocação que está listada no item 3.6 do edital de abertura do concurso.

"Entre os documentos está o diploma de curso superior, registro no conselho de classe, atestado de sanidade física e mental, cópias do RG e CPF, título de eleitor - com  comprovantes da última votação - , comprovante de residência, número do PIS/PASEP, uma foto 3x4, número de conta corrente no Banese, certidão de nascimento, casamento ou casamento com averbação de divórcio", orienta a gerente,

Além disso, será necessário ter em mãos a certidão de nascimento de filhos menores de 18 (dezoito) anos; certidões negativas de antecedentes criminais, relativas aos últimos cinco anos, fornecidas pelos seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Segurança Pública, Justiça Estadual e Justiça Federal; e, em caso de já ser servidor público, apresentar certidões constando não ter sofrido sanções de natureza administrativa, civis ou penais.

Investidura nos cargos

"Nesse momento, a Seplag está aguardando as relações da Secretaria de Estado da Educação sobre a ordem de prioridade de convocação para que a substituição de temporários ocorra gradualmente e para que haja reposição rápida no quadro de profissionais que se aposentaram", explica a gerente geral de Recrutamento e Movimentação de Servidores do Governo do Estado, Zélia Apostolo. Depois da fase da perícia, os 1.700 aprovados tomarão posse, e a previsão é de que começarão a ministrar aulas ainda este ano. 

Fonte: SEED
Curta a pagina do Espaço Livre no Facebook 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Reitores manifestam preocupação com falta de interlocução

A diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentou ao ministro da Educação Aloizio Mercadante e ao secretário Amaro Lins, da Secretaria de Educação Superior (SEsu), nos dias 3 e 4 de julho, a grande preocupação dos gestores das universidades federais, manifestada pelo conjunto dereitores na última reunião do Conselho Pleno em Ouro Preto – MG, com a falta de interlocução objetiva entre o governo os docentes e técnico administrativos para resolução da greve.



Ainda no dia 4, a diretoria executiva da Andifes, acompanhada de outros reitores, esteve presente na reunião ordináriada Comissão de Educação da Câmara, para buscar apoio para solução célere do problema da greve nas universidades federais. Os reitores tiveram a palavra franqueada pelo presidente da comissão, deputado Newton Lima (PT-SP), que por sua vez se pronunciou favorável à mobilização parlamentar no processo de negociação junto ao Governo Federal.



O grupo de gestores federais estava composto pelo presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins, da Universidade Federal de Ouro Preto, e os reitores das Universidades Federais do Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Carlos-SP, Mato Grosso, Pará e Goiás. O pedido da Andifes aos parlamentares foi que houvesse uma intervenção dos congressistas para que o Governo Federal apresentasse uma proposta, o mais rápido possível, aos professores e técnico-administrativos paralisados há mais de um mês.

Para o presidente da Associação, a mobilização dos setores envolvidos com a educação, e preocupados com os efeitos negativos da greve, pode resultar na aceleração da decisão do governo. João Luiz Martins aproveitou o encontro com os deputados federais para fazer um relato positivo da realidade das universidades, que possui hoje novos equipamentos, instalações e um número maior de alunos, professores e técnicos capacitados. “As universidades federais caminham em um processo bem sucedido de expansão com qualidade. Dentro desse avanço precisamos valorizar a dimensão estratégica responsável pela qualidade das universidades, que são os trabalhadores docentes e técnicos”, afirmou o presidente.
O deputado Newton Lima concordou com as posições apresentadas pela diretoria executiva da Andifes e garantiu que assim como a Associação, fará interlocução junto ao Governo Federal para dar agilidade a apresentação da proposta para as categorias paralisadas. O presidente da Comissão de Educação da Câmara adiantou que já havia feito contato com o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público, Sérgio Mendonça, que garantiu a apresentação de uma proposta aos professores em greve nos próximos dias.
Newton Lima disse ainda aos reitores que um grupo de parlamentares se reuniria com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior para tratar da problemática da greve.
Ao final o reitor João Luiz agradeceu aos parlamentares o apoio dado às universidades com a aprovação da Lei nº 12.677/12 que cria cargos. “Precisamos continuar a expansão com mais infraestrutura, equipamentos, docentes e técnicos reconhecidos e bem remunerados”, disse o presidente da Andifes.

Assessoria de Comunicação da Andifes
Fonte: UFS

domingo, 8 de julho de 2012

Saiba quem são eles.

Como todos devem saber, o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no cartório eleitoral competente, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador  em todo Brasil findou na última quinta-feira (05/07/2012), sendo assim, já nos foi disponibilizado pelo TSE a relação de todos aqueles que pretendem concorrer nas eleições 2012. Aqui em nossa cidade, Moita Bonita, pela primeira vez teremos três candidatos majoritários ao cargo de prefeito e 31 a vereador. Segue abaixo os links com os nomes de todos os candidatos:



Caso você tenha interesse em acessar estas informações diretamente no sistema do TSE, acesse o DivuldaCand. Lá você terá acesso não só aos nomes dos candidatos de Moita Bonita, bem como aos de todo o Brasil.

Agora que sabemos quem serão os nossos candidatos à prefeito e a vereador, quero saber a opinião de vocês. O que acharam dos candidatos? Algum nome te surpreendeu? Opine e compartilhe sua posição conosco, porque aqui, sua opinião faz toda a diferença!

sábado, 7 de julho de 2012

Megaupload: Dotcom ensaia retorno e lançamento do Megabox


Em 19 de janeiro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos derrubou os servidores do Megaupload e determinou a prisão de seu fundador, Kim Dotcom. Em 22 de fevereiro, ele foi libertado após pagar fiança, porque as autoridades entenderam que não havia risco de fuga. De lá para cá muita coisa aconteceu, mas os projetos que restringiam a liberdade na internet perderam completamente a força. Esta semana aconteceu o que todos esperavam, pois Kim postou em seu twitter: "SOPA está morto. PIPA está morto. ACTA está morto. MEGA voltará. Maior. Melhor. Mais rápido. Livre de pagamentos e protegido contra ataques. Evolução!".
Muitas informações ainda não passam de rumores, que tendem a ser confirmados até a semana que vem, mas sites especializados garantem que finalmente o Megabox será colocado em prática. Sobre isso, Kim twittou: "As grandes gravadoras pensaram que o Megabox tinha morrido. Comemorem, artistas! Ele está chegando e vai libertá-los!". Sobre as autoridades norte-americanas responsáveis por sua prisão: "Eles declararam guerra à internet, à inovação e ao Megaupload. É hora de reagir!".
Outras informações, também não confirmadas, dão conta de que o próprio Megaupload voltará ao ar, com todos os links antigos funcionando, visto que o site foi bloqueado, porém não foi apagado. Fala-se também que uma provável reabertura do Megaupload pode acontecer na próxima segunda-feira, dia 9. Agora é esperar para ver o que acontece, mas certamente as coisas caminham para um desfecho bem diferente do cenário apocalíptico que ameaçou a liberdade na internet no começo do ano.
Fonte: Whiplash 

Curtam nossa pagina no Facebook click aqui.

Trojan deixará milhares sem internet dia 09/07.


FBI e o Google vem avisando os internautas a alguns meses atrás sobre um vírus que “desconectaria” os usuários da internet à partir de 09 de julho deste ano. O vírus, conhecido como DNS Changer, é capaz de trocar o DNS das máquinas, direcionando-as para servidores DNS zumbis, ou seja, que não resolvem os IPs dos sites em nomes.
O funcionamento prático do vírus é simples (apesar de extremamente prejudicial): quando você digita na barra de endereços do seu navegar um domínio de um site, como o www.espacolivre.net.br por exemplo, a sua máquina busca em um servidor de nomes (DNS) qual IP se refere a este domínio. Uma máquina infectada com o DNS Changer iria buscar em um servidor DNS que não é capaz de resolver nomes, deixando o usuário “sem conexão com a internet”. É claro que se você digitar o IP do site que quer buscar na sua barra de endereços, o navegador será capaz de abri-lo, mas imagine “gravar” o IP dos sites que você usa? E o pior: hoje muitos sites, e principalmente as redes sociais, usam redirecionamentos de nomes e IP para abrirem suas páginas, ou seja, é totalmente impraticável isso.
Se você é usuário Linux, MAC OS, iOS e /ou Android, pode ficar tranquilo. O DNS Changer, segundo o FBI, só afeta máquinas Windows. E para saber se eu fui infectado? O DCWG, DNS Changer Work Group, criou ferramentas para lhe ajudar a entender o DNS Changer e verificar se a sua máquina foi infectada. Este site http://www.dns-ok.us/ faz uma verificação da sua máquina e lhe mostra se está tudo ok ou se você foi infectado.
Segundo os especialistas, ocorre um tempo de “incubação” até que o vírus comece a funcionar plenamente, por isso é extremamente imprescindível a consulta ao site de verificação.
Fonte Seja Livre
Curtam nossa pagina no Facebook click aqui. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Felicidade X Dinheiro


Olá pessoal, eu gostaria de falar sobre um tema que gera muitas discussões e que na minha vida seja pessoal ou profissional também passei por elas ressaltando que o Espaço Livre é um espaço destinado a reflexão, então vamos refletir sobre a felicidade e o dinheiro e ver se chegamos a uma conclusão ou se vamos continuar nessa discussão.
No primeiro momento eu levanto uma questão dinheiro traz felicidade? Ou não? Vamos ver se eu respondo a esta pergunta. Todos os humanos a priori teem que saber que o dinheiro leva ao consumismo, logo, leva ao que alguns ditam de “felicidade”, ou seja, muitos confundem felicidade com consumismo, desejos materiais são passageiros, momentâneos que realmente trazem um momento ótimo e de felicidade instântanea, muitos acreditam também que o sucesso é a quantidade de dinheiro que ganha, os prêmios, os diplomas, os cargos e assim vai, mas esquecem que tudo isso é esquecido com o tempo e que o reconhecimento de uma pessoa vencedora não é de suas conquistas, mas sim das outras pessoas que a reconhecem, pois se você é um vencedor na vida, mas ninguém enxerga isso de nada valerá.

Eu não tiro a importância do dinheiro, pois eu sei que dinheiro é muito importante, mas não é tudo, se fosse tudo todos os milionários eram felizes, saúdaveis e completos saibam que eu posso ter dinheiro e ser infeliz, posso não ter dinheiro e ser feliz, com isso fica comprovadíssimo que dinheiro necessariamente não traz a dita felicidade, entretanto, ele lhe dar um grande leque de possibilidades em vários setores da vida, mas a diferença de ser rico e pobre não esta na quantidade de dinheiro que se tem, mas sim na capacidade de se administrar e se ainda assim você achar que precisa ter dinheiro eu não tiro isso da sua cabeça eu o apoio e vou junto, pois eu também o quero, mas quero o suficiente para que eu vá em um restaurante e olhe no cardápio e opte pelo que realmente eu quero e não pelo lado de preços dos produtos a diferença está em chegar nesse momento vivendo cada momento antes de chegar no dinheiro convivendo com a família, amigos e todas as pessoas que você ama e que os amam e sem pressa, pois a direção é mais importante do que a velocidade.

A conclusão na minha perspectiva é essa felicidade não é consumismo, não é sucesso na carreira profissional e sim viver maravilhosamente bem consigo mesmo, com as pessoas que você ama e com as pessoas que te amam contendo ou não dinheiro indo em busca dele se necessário, mas não focar só nele não deixar que ele te controle senão vai chegar um momento que você terá tanto dinheiro que não terá mais ânimo para usufrui – lo.

Abraços Pessoal
Curtam nossa pagina no Facebook

O que você espera deles?

O Espaço Livre, cuja principal proposta é proporcionar-lhe um local adequado e isento para o debate e a troca de ideias, está abrindo as portas para que você - amigo internauta - mostre quais são seus anseios para o futuro de nossa querida cidade. 

Estamos em um ano eleitoral e sempre esperamos que os candidatos nos apresentem propostas e ideias inovadoras que possam mudar as nossas vidas - coletivamente falando - para melhor. Pois bem, como estamos cansados de ver, a grande maioria deles sequer se dá ao trabalho de montar uma plataforma de governo, principalmente em cidades interioranas como Moita Bonita. Na verdade, eles usam os comícios para bajularem uns aos outros, soltarem fogos de artifício e repetirem o próprio número como um legitimo papagaio de pirata. Chega! Vamos mostrar que a partir de agora as coisas serão diferentes.

Mas como fazer isso? Simples. O primeiro passo é mostrar que almejamos algo mais do que meras migalhas. Que temos opinião. Jogando no colo deles o que julgamos ser necessário para o futuro de nossa cidade. Caberá aos mesmos - os políticos - se desdobrarem para viabilizar as nossas necessidades. Por esse motivo, tendo tudo isso em vista, quero fazer-lhe a seguinte pergunta: O que você espera de nosso futuro prefeito? O que você acha que o Marcos Costa ou o Edimilson Sindô deveriam fazer para mudar os rumos de Moita Bonita caso sejam eleitos? Poste abaixo a plataforma que você considera ideal. Mostre o que você espera que eles façam a partir de 01 de janeiro de 2013. Saúde, educação, geração de renda, assistência social, etc. Palte o que, em sua opinião, deveria ser o foco da administração do futuro prefeito moitense. Certamente eles verão e, ao entender os anseios do povo de Moita Bonita, poderão traçar uma verdadeira linha administrativa voltada para os interesses do cidadão. Assim poderemos cobrá-los. Mostrá-los que eles lá estão - neste caso aquele dos dois que vier a ser eleito - para fazer o que nós precisamos que seja feito, e não o que eles querem. 

Não seja tímido! Comente. O que você espera deles? Mostre que a sua opinião faz toda a diferença...
  

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Desabafo de um aluno. Bons alunos do Brasil, uni-vos !


Entrei na escola com três anos de idade e de lá nunca mais sai. Calma, não sou repetente, pretendo ser professor. Vi o sistema educacional se perverter e se transformar no que é hoje. Venho comentar sobre os bons alunos, classe que está em extinção e altamente perseguida pela classe dominante – os desprovidos de raciocínio. ( Chamar de burro vai contra a LDB ).

Sempre fui bom aluno, mas matemática nunca foi meu ponto forte e, em certos momentos, tenho tombos no português. Meu forte sempre foi Geografia e História, gosto de debater temas e analisar os problemas de nossa sociedade. Sendo um bom aluno sempre tive problemas, inveja e perseguição de alguns “colegas” escolares. Nunca desaminei, sempre foquei nos estudos.

Muitos amigos perdi, amigos de causa. Sim, estudar e gostar de estudar no Brasil é praticamente uma causa. Ser bom aluno em um sistema de “desprovidos de raciocínio” é semelhante a esquerda na ditadura. Com tortura é tudo mais, só não tem a rede bobo apoiando. A grande parte dos amigos de causa que perdi para a ditadura. 

Foram absorvidos ao sistema de não estudar, de simplesmente ir a escola. Brinquei na escola, “zuei”, tomei bronca, mas foram momentos. Os amigos que perdi não aguentaram o sofrimento. Não aguentaram viver no exílio da escola, no exílio social que é imposto. Tive sorte de estudar numa ótima escola, mesmo sendo pública, além de estudar em uma ótima turma. Mas e o resto do brasil? Quantos vivem no exílio? Já conheci pessoas que tiravam notas baixas para não serem “zuadas”.

Desculpe, isso é covardia. Sempre fui bom aluno e tenho muito orgulho disso. Não aceitei nenhuma arbitrariedade pelas escolas. Muitas vezes o estudante não tem escolha e vive na escola, onde é exilado social. Não desista, em todo regime opressor existe resistência. Se você é inteligente e estudioso no cenário educacional brasileiro você é a resistência.
Decida entre se unir e resistir ou aceitar a ditadura, que nem a LDB pode solucionar.

Bons alunos do Brasil, uni-vos !

Fonte desconhecida.
Deixe seu comentário sobre o assunto.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Como Manter Seu Computador


Um computador que seja mantido e cuidado de forma adequada irá lhe prover maior velocidade, tanto local (RAM) quanto no acesso à internet, independentemente do seu hardware e suas configurações.
A segunda lei da termodinâmica afirma que todos os sistemas se atrofiam (degridem) com o passar do tempo; porém, aqui vão algumas dicas sobre como adiar o inevitável.


Software / Disco Rígido

  • Limpe todo o lixo que tenha sido deixado de lado pelos navegadores. Para fazer isto, você pode utilizar o utilitário "Disk Cleanup", que vem incluído no Windows, ou pode efetuar o download de um aplicativo gratuito que faça o mesmo, como por exemplo o CCleaner. No Linux, você pode utilizar o Kleansweep ou o Bleachbit. Cookies e cache que são deixados pelos navegadores podem se acumular-se em gigabytes de espaço ocupado desnecessariamente, então é essencial que você os apague.

  • Procure e destrua os spywares e/ou vírus de seu computador. Existem diversas ferramentas disponíveis para fazer isto. O AVG Anti Vírus é uma boa opção. O site www.baixaki.com.br é um excelente local onde você poderá conseguir estas ferramentas legalmente.

  • Desfragmente o seu disco mensalmente para manter o seu computador rodando bem. O Windows XP inclue um utilitário para fazer isto, mas uma ferramenta chamada Magical Defrag também está disponível. Esta executa a desfragmentação de seu sistema enquanto o mesmo está inativo.

  • Desinstale programas que você não utilize mais e delete músicas que você não mais escute. Quanto mais espaço livre o seu computador possuir, mais rápido ele será. Você ficará surpreso com quanto espaço você conseguirá liberar e com o ganho de performance que o seu computador terá.

  • Utilize o comando msconfig no campo "executar" do menu Iniciar para abrir uma janela que lhe permitirá retirar aplicativos que você não usa da função de auto inicialização. Isto poderá aumentar a velocidade de inicialização e finalização de seu sistema notavelmente. O CCleaner também possui um recurso que lhe permite fazer a mesma coisa (Tools/Ferramentas -> Startup/Inicialização Automática).

  • Utilize o sistema de gerenciamento de discos de seu computador.

  1. Para o Windows, selecione Performance e Manutenção e, em seguida, escolha "Reorganizar items em seu disco rídigo..." e "Liberar espaço em seu disco rígido".
  2. Para o Mac, vá até Diretório de Aplicações, selecione o Diretório de Utilidades e execute o Utilitário de Disco.


Hardware / CPU

  • Sempre utilize o seu computador com um no-break, visto que isto irá ajudar a proteger o seu computador de descargas ou panes elétricas. Modems e linhas telefônicas, bem como redes e dispositivos categoria 5 ou 6, também precisam desta proteção, visto que eles podem e irão danificar sua placa de rede ou modem durante uma tempestade ou fortes descargas elétricas.

  • O seu computador pode ficar completamente empoeirado, dependendo de onde ele seja mantido. Abra-o, dependendo de quão suja seja a sua casa. Se sua casa não for tão suja, então cheque-o a cada 3 ou 4 meses, mas caso seja muito suja (sua casa), abra-o com mais frequência para checá-lo. Remova toda a poeira da parte inferior com um aspirador (ou tecido) e pulverize o restante com ar comprimido. Atente especialmente para o dissipador de calor do processador, bem como seu cooler (ventilador). Segure o cooler de seu processador antes de jogar a ventilação contra o mesmo para evitar que o mesmo gire e por consequência torne-se barulhento quando estiver utilizando a máquina. Pulverize também as entradas do cooler da fonte de alimentação. Uma vez que você já esteja com a tampa da máquina aberta, aproveite para reiniciar sua máquina e escutar como anda o som dos coolers que você possui. Certifique-se de que todos estejam funcionando e substitua-os sempre que necessário.

  • Cuidado ao conectar dispositivos USB, dispositivos de rede, caixas de som, etc. em seu computador. Portas como USB ou de rede (Ethernet) podem facilmente ser danificadas por descuidos na hora de colocação do acessório. Estes reparos podem custar alguns reais e estas portas são extremamente necessárias.

  • Diminua o clock de seu processador para conseguir maior longevidade.

Dicas

  • O site www.baixaki.com.br possui uma grande variedade de softwares gratuitos para manutenção de sua máquina.
  • Seja cauteloso ao desmarcar aplicações no msconfig. Se você não souber exatamente o que está fazendo, não é sugerido que desmarque nada visto que você poderá estar desabilitando algum processo do sistema crucial.
  • Se o processo de desinstalar um determinado software lhe parecer ineficiente, você pode remover o mesmo manualmente digitando "regedit" no campo "Executar" do menu Iniciar. Isto irá abrir oa janela de registros do Windows. Tenha MUITO cuidado quando você fizer isto, pois os registros do Windows lhe dão poderes irrestritos sobre partes sensíveis de seu computador. UTILIZE APENAS SE VOCÊ FOR UM PROFISSIONAL! DO CONTRÁRIO, NÃO MEXA NELE! Até mesmo um único registro deletado erroneamente poderá causar sérios problemas e, no pior dos cenários, o seu Windows poderá não iniciar mais.
  • Dê algum descanso ao seu computador desligando-o de vez em quando. Nâo é muita coisa deixálo ligado por um dia ou dois, mas lembre-se que quanto mais quente, maior será a desgaste de seus componentes. Dito isto...
    • Existem duas escolas de pensamento neste aspecto. Muitos preferem deixar o computador ligado. A expansão e contração térmica dos componentes pode também causar a falha por ciclo de alimentação. Em todo caso, basta desligar o monitor e configurar para que os seus discos rígidos entrem em estado de hibernação ou descanso após uma hora ou duas sem utilização, através do menu de economia de energia. Você também pode optar por entrar em standby ou modo de espera após uma hora sem uso. (Isto, em alguns casos, pode ocasionar um travamento do computador)
  • Tenha cuidado ao fazer overclock em seu computador. É divertido - mas, como dito anteriormente, irá aumentar a temperatura de sua placa mãe e IRÁ derreter o seu processador caso as precauções necessárias não sejam tomadas. Um exemplo destas precauções é um cooler maior para o seu processador bem como cases maiores com coolers de resfriamento.
  • Programas como o LimeWire, BearShare, Kazaa são todos grandes oportunidades para compartilhar informações, mas existem milhares de arquivos infectados com malwares, spywares ou trojans que podem infectar seu computador e infiltrar-se em suas informações e dados. Fique atento também para o potencial roubo de identidade. Não seja uma vítima.
  • Ao deletar arquivos, certifique-se de saber o que eles são de fato. Caso você acidentalmente delete algo importante, poderá causar um dano ainda maior.


Se você gostou desse tutorial você pode gostar também desse COMO LIMPAR UMA TELA TOUCH SCREEN e até o próximo tutorial. 

Fonte: wikiHow
Essa materia esta sob a Licença do Creative Commons.

domingo, 1 de julho de 2012

15 vs 20: Continuar ou mudar? Eis a questão...

Finalmente as convenções partidárias se desenrolaram por todo o estado no dia de ontem (30/06/2012) e os agrupamentos políticos enfim escolheram seus representantes para o pleito de 2012. Aqui em Moita Bonita houve a confirmação dos nomes de Edimilson Sindô (prefeito) e da profª Maria José de Ariston (vice) - pelo lado da oposição - e de Marcos Costa (prefeito) e Antonio Costa (vice)  - pelo lado da situação. Deixemos de lado a partir de agora os fogos de artifício, a empolgação dos partidários e toda a conversa fiada que sempre envolve um pleito municipal de cidade pequena e analisemos de forma fria e realista todos os desdobramentos que essas duas chapas podem acarretar ao futuro de nossa querida Moita Bonita.

O agrupamento da situação - personificado na pessoa do ex-deputado Bosco Costa - lançou sua última cartada ao apostar no nome do ex-prefeito Marcos Costa para concorrer nesta eleição. Após a desastrosa administração da atual prefeita - a Graziele Costa - a insatisfação popular tornou-se incontrolável e os resultados nas urnas em pleitos anteriores são prova cabal disto. Após seu primeiro mandato (2000 - 2004) Marcos Costa conquistou certa simpatia por parte da população ao investir em festas, em um time deficitário de futsal e na maciça pavimentação das ruas do município. Vale ressaltar também o compromisso do mesmo com todos os seus credores, que o elogiam devido a eficiência e prestatividade em honrar todos os compromissos assumidos pela prefeitura. Como todos os seus antecessores, pecou pela falta de disposição em viabilizar fontes de renda e desenvolvimento para nossa cidade. O resultado disto está ai, para todo mundo ver: temos uma juventude sem expectativas de crescimento profissional em sua cidade, que é forçada a migrar rumo a cidades mais desenvolvidas - como Aracaju e Itabaiana - caso queira conseguir sua independência financeira. Nossa cidade é um ótimo lugar para se viver, mas isso não é o suficiente na realidade atual. As pessoas precisam de oportunidades e o poder público tem de fazer sua parte e se esforçar ao máximo para viabilizar o que os cidadãos almejam: Saúde, educação, segurança e empregos. Espero que o Marcos esteja ciente disso.

O agrupamento da oposição - personificado na pessoa do Edimilson Sindô, que é dissidente do grupo da família Costa - como sempre terá um duro caminho pela frente. Enfrentar mais de 40 anos de continuísmo e comodismo não deverá ser uma tarefa das mais fáceis. Não bastam apenas propostas de mudança e boas idéias, será necessário romper as amarras invisíveis que prendem a maioria de nossos munícipes aos que já se encontram no poder. Será necessário muito trabalho, empenho e acima de tudo responsabilidade. Isso porque não basta afirmar que é uma mudança e no final seguir os mesmos passos do outro. A oposição política de Moita Bonita tem essa arma e essa "fraqueza" ao mesmo tempo. A novidade que eles representam gera esperança em alguns e medo em tantos outros. Isso porque aqueles que se "acostumaram" a forma de administrar da família Costa temem o que aconteceria caso eles perdessem o comando. Algo normal tendo em vista a longa hegemonia que eles - a família Costa - adquiriram em nossa cidade nesses mais de 40 anos. Será necessário pagar para ver, algo que alguns não estão dispostos a fazer, seja por medo, comodismo ou benefício próprio. Mudar nunca é fácil, mas uma vez feito, não tem como voltar atrás. Seja para o bem ou para o mal.

Enfim, as peças foram colocadas no tabuleiro e caberá ao povo moitense decidir qual rei ficará em xeque no mês de Outubro: O da situação - Marcos Costa - ou o da oposição - Edimilson Sindô. Em qualquer um dos casos, espero que o grande vencedor seja o povo de Moita Bonita, que precisa de muito mais do que meras palavras...

Opine. Continuar ou mudar? O que você fará?